7 cuidados antes de engravidar - Informe Saúde

7 cuidados antes de engravidar

A saúde da futura mamãe reflete na saúde do bebe, por isto, para uma mulher que esteja desejando engravidar, é necessário que a sua saúde esteja em perfeito estado antes do tão esperado positivo.
Entre alguns fatores de risco para a gravidez estão:

Hipertensão
Manter bons níveis pressóricos ao engravidar vai ajudar você a controlar sua pressão melhor durante a gravidez, evitando assim os riscos de pré-eclâmpsia, que se não tratada pode evoluir para eclampsia e causar riscos de morte a mãe e ao bebe.
Isso pode ser feito principalmente através do pré-natal, detectando os primeiros sintomas da pressão alta, assim, fazendo o tratamento adequado durante toda a gestação.

Diabetes
O diabetes junto com a hipertensão são os dois grandes vilões do pré-natal.
É muito importante que a mulher que já é diabética controle todos os seus níveis glicêmicos para a gestação e o motivo é que ao engravidar com glicemia alterada não só tornará mais difícil regularizar esses valores durante a gravidez como também aumentará, e muito, as chances do seu bebê ter alguma malformação causada pela diabetes, como as malformações cardíacas. Quando a mulher já era diabética antes da gravidez, há um risco maior de o bebê apresentar problemas de saúde, especialmente se a diabete pré-gestacional não estava sendo controlada.  Dessa maneira, é importante manter uma alimentação saudável e exercícios físicos regularmente até mesmo para aquelas que nunca apresentaram diabetes na vida, uma vez que a gestação por pode desregular a taxa de açúcar no sangue!

Tabagismo
O cigarro é responsável por restrição do crescimento fetal, prematuridade, aborto, insuficiência placentária, riscos de trombose e até dependência fetal à nicotina, portanto, se você deseja engravidar, PARE DE FUMAR! Isso pode custar além de sua saúde, a saúde do seu bebe.

Tireóide
Outro vilão da gravidez são as doenças da tireoide, muitas pessoas com hipo ou hipertiroidismo acabam deixando de lado o seguimento médico para essas doenças, que necessitam de ajuste das doses da medicação regularmente, A gravidez é, naturalmente, um fator de estresse para a tireoide, porque a glândula precisa fabricar até 50% mais hormônio para dar conta tanto da mãe quanto do bebê. Se ela não funciona a corretamente o risco de aborto espontâneo cresce até três vezes. Estudos também mostram que a probabilidade de parto prematuro aumenta e que o bebê pode nascer pequeno e menos ativo.

Tabagismo
O cigarro é responsável por restrição do crescimento fetal, prematuridade, aborto, insuficiência placentária, riscos de trombose e até dependência fetal à nicotina, portanto, se você deseja engravidar, PARE DE FUMAR! Isso pode custar além de sua saúde, a saúde do seu bebe.

Anemia
A gestante possui uma diluição fisiológica no seu sangue, isso significa que todas as gestantes terão uma diminuição nos níveis de hemoglobina no sangue. é um fato fisiológico normal, devido ao aumento do volume de líquido no corpo, que dilui o sangue. No entanto, a baixa de hemácias, que transportam o oxigênio, pode ser perigosa tanto para a mãe como para o bebê e por isso deve ser corrigida rapidamente, Se a anemia na gravidez for muito intensa e não for tratada a tempo, pode causar baixo peso no bebê, dificuldades de crescimento, partos prematuros e abortos.
Sobre o feto, a anemia da mãe pode gerar além de aborto e parto prematuro, mortalidade perinatal, infecção puerperal, etc.

Dieta
A alimentação também é muito importante antes mesmo de engravidar, obesidade e gestação não combinam, durante a gestação o corpo trabalha de maneira ainda mais eficiente, retirando o máximo de nutrientes e energia do que a gestante consome (especialmente porque o bebê necessita de uma nutrição adequada), se for possível visite uma nutricionista antes de engravidar, tanto para emagrecer como para corrigir a carência de algumas vitaminas que afetam e prejudicam o crescimento do bebê. Por isso, não espere as consultas do pré-natal para ter uma alimentação saudável e balanceada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages