O que o diabético pode comer? - Informe Saúde

O que o diabético pode comer?

Além de utilizar a medicação prescrita pelo médico, e manter as atividades físicas regulares, é necessário que o diabético se atente a sua alimentação, tomando cuidado com os alimentos que serão ingeridos, pois estes podem causar uma série de complicações a sua saúde. Preservando uma boa dieta, o diabético estará alimentando-se de maneira inteligente, mantendo seus níveis de glicose baixos e constantes, afim de que, sua saúde e bem estar não estejam sendo prejudicados.

Estes são alguns alimentos prejudiciais aos diabéticos, devendo ser evitados: 
  • Chocolates, Balas, Sorvetes;
  • Biscoitos, Pães, Massas, Bolos e Frituras;
  • Frutas em calda, frutas secas e frutas muito doces como banana, figo, damasco, pera, manga, melancia, melão, uva;
  • Refrigerantes e outras bebidas açucaradas;
  • Alimentos Ricos em Farinhas brancas e Refinadas;
  • O Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Gorduras Trans e Condimentos;
  • Geleia;
  • Mel;
  • Gordura animal;
  • Excesso de sal;
Obs: No caso de produtos industrializados, o diabético deve se atentar aos rótulos, pois o açúcar pode aparecer com outros nomes, os mais comuns: Glicose, Xilitose, Frutose, Maltose, Açúcar Invertido, entre outros.

Também deve-se levar em consideração alguns alimentos Salgados que contém açúcar e por vezes passam despercebidos. 
  • Amendoim japonês
  • Caldo de carne industrializado
  • Caldo de galinha industrializado
  • Camarão empanado congelado
  • Catchup
  • Ervilha em conserva
  • Frango temperado congelado
  • Lasanha congelada
  • Macarrão instantâneo
  • Maionese
  • Milho em conserva
  • Molho de tomate industrializado
  • Molho para salada industrializado
  • Molho shoyu
  • Mostarda
  • Patê de presunto
  • Peito de peru defumado
  • Salgadinho de queijo
  • Sopa pronta
  • Torta de frango congelada
Quais alimentos são indicados para uma dieta saudável para o diabético?

  • Abacate: ele é rico em gorduras de qualidade, auxiliando na resistência a insulina, e prevenindo uma serie de doenças relacionadas ao diabetes, como AVC, e doenças cardiovasculares;
  • Salmão, Tilápia, Atum: São carnes ricas em gorduras de qualidade do tipo ômega 3, melhorando a sensibilidade do paciente à insulina;
  • Iogurte Natural: Rico em Cálcio e Proteínas,o iogurte natural melhora o funcionamento da flora intestinal, potencializando a imunidade do diabético sem alterar os níveis de glicose sanguínea;
  • Vegetais Verdes (rúcula, agrião, acelga, alface, repolho, couve-flor, brócolis): Ricos em vitaminas e minerais;
  • Grãos Integrais (aveia): são ricos em potássio e fibras;
  • Tomate: é rico em vitamina C e E, licopeno, ferro e ainda é um forte antioxidante;
  • Leite (desnatado) e laticínios sem gordura (magros): são fontes de cálcio e vitamina D;
  • Feijão: é rico em fibras e proteínas;
  • Canela: Combate o diabetes, e o consumo diário de 1 colher de chá pode reduzir a taxa de glicose no sangue em até 26%;
  • Batata Doce: possui baixo índico glicêmico, contém vitamina A e fibras solúveis;
  • Frutas Cítricas: abacaxi, acerola, laranja, limão, tangerina, kiwi, lima, morango são alguns exemplos, eles contém vitamina C e fibras;
  • Gorduras Saudáveis: amêndoas, amendoim, nozes, sementes de linhaça, castanhas, óleo de coco, abacate e azeite, são fontes de ômega 3;

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