Quais são os primeiros sintomas de gravidez? - Informe Saúde

Quais são os primeiros sintomas de gravidez?

Os primeiros sintomas da gravidez acontecem após relação sexual desprotegida, sem nenhum uso de contraceptivo hormonal, ou camisinha. Para ocorrer a gravidez a mulher tem que ter contato com espermatozoides nos dias de fertilidade. Não é muito fácil acertar esses dias, pois algumas mulheres tem o ciclo menstrual muto irregular, podendo assim, adiantar ou atrasar o seu dia fértil. Como regra geral, a mulher estará fértil em 14 dias antes de menstruar, e as relações de maior risco de gravidez são as que acontecem 3 dias antes e 3 dias depois do seu dia fértil, tendo em vista que o espermatozoide pode sobreviver em média de 72 horas no corpo da mulher, e o óvulo até 48 horas.
Do encontro do espermatozoide com o ovulo até a implantação do embrião na parede do útero leva cerca de 8 à 14 dias, nesse período algumas mulheres tem um sangramento chamado de nidação. Nidação é quando o embrião se implanta na parede do útero (endométrio), causando um pequeno sangramento que dura de 1 à 2 dias, esse sangramento pode ser rosado, ou vir em forma de borra de café, é um sangramento leve, que por vezes aparece apenas no papel higiênico, ou em pequenas manchas na calcinha, não possui fluxo. Por vezes esse pequeno sangramento pode aparecer na data esperada da menstruação da mulher, o que a leva pensar que é sua menstruação, por isso muitas mulheres acreditam ter engravidado e continuado menstruando, mas esses eventos possuem incompatibilidade entre si, pois a menstruação é a descamação da parede do útero onde o embrião se fixa durante a gravidez. E durante a menstruação essa parede desaba. Por isso, grávidas não menstruam.
Para se pensar em gravidez é necessário ter acontecido relação sexual, e atraso menstrual. Outros sintomas não contam se a menstruação estiver regular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages