Quais são os primeiros sintomas do Diabetes? - Informe Saúde

Quais são os primeiros sintomas do Diabetes?

O Diabetes Mellitus, ou simplesmente Diabetes é uma doença causada pelo excesso de açúcar no sangue por um longo período de tempo. A doença é o resultado da quantidade insuficiente de insulina produzida pelo pâncreas, desta forma, as células do corpo acabam respondendo de forma inadequada à insulina que é produzida. No diabetes tipo 1 os portadores necessitam de injeções de insulina todos os dias, para manterem os níveis de glicose no sangue normais. Já ao contrário do diabetes tipo 1o diabetes tipo 2 (não insulino-dependente) se é produzido insulina, no entanto, o corpo não responde da forma que deveria e não a utiliza de maneira correta. O diabete tipo 2 está ligado a obesidade, sedentarismo, alcoolismo, entre outras causas.

Os principais sinais e sintomas que devem levar à suspeita de Diabetes são:

  • Aumento da sede: O diabético bebe líquido repetidamente e a sede parece nunca acabar. A sede é o maior mecanismo de defesa do corpo agindo sobre a desidratação. 
  • Aumento da urina: Por conseguinte ao aumento da sede, a pessoa começa a urinar em maior quantidade e por várias vezes em períodos curtos de tempo, causando assim a desidratação.
  • Cansaço e sono excessivo: Ocorre devido a desidratação e a incapacidade das células do diabético em receber glicose. A glicose é a maior fonte de energia das células, agindo como o combustível do organismo humano, desta forma, essa incapacidade acaba reduzindo a capacidade de produção de energia do corpo causando cansaço e sono excessivo.
  • Visão embaçada: A visão costuma ficar turva quando a glicemia está muito elevada, voltando ao normal após o controle do diabetes.
  • Fome excessiva/Perda de Peso: Devido as células não conseguirem glicose para gerar energia, o corpo acaba interpretando como se o mesmo estivesse em jejum, o organismo precisa de energia, e para isso precisa alimentar-se.
  • Machucados que demoram a cicatrizar: Por ação do excesso de açúcar circulante no sangue, a ferida não tem a oxigenação necessária para que haja a cicatrização dos machucados.
  • Infecções: O diabetes também leva a deficiência do sistema imunológico, deixando assim o corpo exposto a infecções como: Infecção urinária, Infecções de pele, Candidíase e Pneumonia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages