Tomo anticoncepcional e a menstruação não veio esse mês, posso ter engravidado? - Informe Saúde

Tomo anticoncepcional e a menstruação não veio esse mês, posso ter engravidado?


Se a mulher está tomando o contraceptivo oral geralmente em forma de pílula, com cartela de 21 ou 24 comprimidos, ao terminar a cartela se deve fazer uma pausa de 7 dias (para 21 comprimidos) e 4 dias de pausa (para 24 comprimidos) e voltar com a nova cartela no oitavo (para 7 dias de pausa) e no quinto (para 4 dias de pausa). Neste tempo de pausa deve haver um sangramento menstrual. O fluxo menstrual da pausa deve durar de 2 à 7 dias, e pode variar a quantidade e característica do sangue a cada mês, em razão das alterações dos hormônios da pílula fornecidos ao nosso corpo. Cada corpo responde de uma forma e por isso o fluxo pode ser mais ou menos intenso, ou não. Este sangramento na pausa pode sim atrasar, variando de um mês para o outro, mas no geral vem até o sétimo dia da pausa.

E se o sangramento não vir, eu posso estar grávida?
Talvez. A primeira coisa que deve-se levar em consideração é se você tomou o seu anticoncepcional corretamente, ou seja, sem falhas. Como exemplos de algumas falhas que podem levar o anticoncepcional a falhar ao ponto de ocorrer uma gravidez indesejada estão:
  • Esquecimentos de mais de 12 horas na tomada da pilula; 
  • Se a mulher fez uso de algum antibiótico que pode vir a cortar o efeito da pílula;
  • Vomito ou diarreia intensa até 4h após ingerir a pilula;
  • Dar um espaço maior entre a pausa das cartelas;
Em caso de algumas dessas falhas é necessário avaliar em que período da cartela ocorreu a falha, e se houve relações sexuais naquele período.

Se tudo ocorreu corretamente, sem falhas, é praticamente impossível que você esteja grávida, se a menstruação persistir em não vir o mais indicado é procurar o seu médico de confiança. Levando em consideração que algumas pilulas podem fazer o fluxo menstrual diminuir, até parar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages